Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

EMPODERANDO OS USUÁRIOS ATRAVÉS DAS OFICINAS REALIZADAS NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DA APAE DE PARÁ DE MINAS

Atividade teve o objetivo de apresentar profissões exercidas na administração pública e o trabalho realizado pela Prefeitura e também dar a eles a oportunidade de conhecerem seus direitos e deveres.

Usuários de programas de assistência social oferecidos pela APAE visitaram a Prefeitura de Pará de Minas no dia 18 de setembro (quarta - feira). A atividade fez parte das atividades propostas nas oficinas Mundo do Trabalho e Participação Cidadã. Acompanhada pelas educadoras sociais Vilma Nogueira de Abreu Silva e Míriam Batista Viegas Gomes, a turma foi recebida pela servidora pública Tatiana Antônia Araújo de Barcelos, que já foi aluna e paciente da APAE. Logo no início da visita, passaram pelo gabinete do Prefeito Elias Diniz. Lá, Clayton Geraldo Alves Chagas conversou com o chefe do executivo sobre projetos que ele sugeriu aos vereadores e que tramitam na Câmara Municipal. O primeiro deles trata da construção de rampas de acesso em todos os pontos de embarque e desembarque de passageiros do transporte coletivo. O segundo propõe a identificação das linhas de ônibus por símbolos e cores, facilitando a utilização por aquelas pessoas que têm dificuldade de ler os itinerários.

Os usuários da APAE também conheceram vários setores da Prefeitura. Na Procuradoria Geral do Município, foram recebidos pelo titular Júlio César Oliveira, que falou sobre as mudanças que serão implementadas no transporte coletivo da cidade, com o objetivo de facilitar e melhorar o atendimento a todos os passageiros. Engenheiros e arquitetos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano apresentaram projetos de obras em andamento, como a da revitalização da Avenida Presidente Vargas.

Segundo a Educadora Social Vilma Nogueira de Abreu Silva, o objetivo da visita foi apresentar aos usuários da APAE as diversas profissões exercidas na Prefeitura e também dar a eles a oportunidade de conhecerem seus direitos e deveres. “Nessa visita, temos representadas duas oficinas: O Mundo do Trabalho, que tem o objetivo de apresentar profissões para facilitar que eles façam suas escolhas, e a Participação Cidadã, para que eles conheçam tudo o que a sociedade oportuniza. Nosso objetivo é empoderar o usuário”, ressaltou.

“Eu estou adorando a visita”, disse Rodrigo Capanema de Oliveira. Usuário da APAE de Pará de Minas e disse que o setor que mais chamou sua atenção na Prefeitura foi a Assessoria de Comunicação.

A servidora Tatiana Barcelos disse que recepcionar os usuários da APAE na Prefeitura foi gratificante. Aprovada no último concurso público realizado pelo Município para o cargo de Técnico Administrativo, ela falou aos visitantes sobre o preconceito que enfrentou pela sua deficiência e sobre sua força de vontade em superar as dificuldades. “Estudei muito para o concurso e corri atrás do meu sonho. Hoje, estou muito feliz em trabalhar aqui e ter podido receber a turma da APAE”, disse.

Para Míriam Batista Viegas Gomes, a visita à Prefeitura de Pará de Minas foi positiva. “Os usuários foram muito bem recebidos e acolhidos. Estarmos em um ambiente público e sermos acolhidos por pessoas que apoiam a inclusão é incrível”, destacou a educadora social. “Enfim, o nosso muito obrigado pela atenção que recebemos. Na visita, os usuários se sentiram parte do processo de construção de uma cidade cada vez melhor”, finalizou.

 

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Pará de Minas

 

Endereço:
Rua Inocêncio III, 340 • Pará de Minas • MG
E-mail:
parademinas@apaemg.org.br
Telefone:
(37) 32321024