Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE DE PARÁ DE MINAS É PREMIADA NO XIV CONGRESSO DA REDE MINEIRA DAS APAES

O evento contou com palestras de profissionais de renome nacional e internacional, nas áreas da Assistência Social, Educação, Gestão de Organizações da Sociedade Civil e Saúde.

Aconteceu nos dias 31 de outubro à 02 de novembro, o XIV Congresso da Rede Mineira das Apaes, com o objetivo de colocar em debate a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e sua família.

Para este ano, o tema escolhido para nortear as Conferências, Colóquios e Workshops do Congresso, foi: “Qualidade de Vida e Deficiência Intelectual: Políticas, Processos e Práticas”. Nesse contexto, a programação foi bastante rica e dinâmica. O evento contou com palestras de profissionais de renome nacional e internacional, nas áreas da Assistência Social, Educação, Gestão de Organizações da Sociedade Civil e Saúde.

Estiveram presentes: a pessoa com deficiência e sua família, profissionais das Apaes e de outras organizações da sociedade civil, profissionais das áreas de assistência social, educação, saúde, interessados na temática da deficiência intelectual, gestores dos Ministérios da Saúde, Educação e Assistência Social, gestores das Secretarias Estaduais de Minas Gerais, Políticos, onde puderam participar e se capacitar com o riquíssimo conteúdo da programação.

Vários foram os homenageados neste evento, dentre eles, está a APAE de Pará de Minas que foi uma das grandes contribuidoras para a realização desde Congresso e por estar sempre buscando promover a qualidade de vida à pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Sílvia Lima, Presidente da APAE de Pará de Minas foi quem recebeu o prêmio.

Para este congresso as instituições se submeteram a enviar trabalhos em 05 diferentes eixos temáticos. São eles: 1. Boas Práticas nos Centros Especializados em Reabilitação (CER); 2. Habilitação e Reabilitação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (PcDIM) na Perspectiva da Saúde; 3. Trabalho Social com a PcDIM; 4. Processos Educacionais para a PcDIM; 5. Gestão de Organizações da Sociedade Civil. Ao todo foram selecionados mais de 90 trabalhos enviados em formato “Pôster” por diversas organizações, sendo 11 trabalhos da APAE de Pará de Minas.

         

Os trabalhos foram submetidos a uma equipe técnica especializada nos eixos temáticos propostos, onde obteve seis projetos ganhadores. Dentre eles a APAE de Pará de Minas teve um destaque relevante com o Projeto: BUSINESS INTELLIGENCE NA GESTÃO ESTRATÉGICA DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, desenvolvido pelo Técnico de TI da APAE-PM, Gustavo Duarte de Oliveira.

Segundo Gustavo o projeto tem como objetivo propor uma ferramenta de gestão estratégica baseada no conceito de Business Intelligence, demonstrando os seus benefícios, sua versatilidade e sua capacidade no auxílio das tomadas de decisão nos desafios apresentados no dia a dia da gestão da instituição.

Ele menciona ainda que, com a ferramenta em funcionamento, os gestores conseguiram analisar os dados estratégicos da instituição de forma clara e dinâmica, proporcionando uma melhoria nas tomadas de decisão.

Mariana Fioravante, Gerente do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) da APAE de Pará de Minas afirma que: “O BI nos proporciona a análise rápida dos dados a qualquer momento, bem como, o levantamento da produtividade, quantitativo de usuários, faixa etária, cruzamento de dados, facilidade na organização dos PTIS. Avalio de forma muito positiva a implantação do BI, facilitou muito a organização da Gestão em saúde.”

Kelly Vale, Gerente Estrategica da APAE de Pará de Minas, corrobora ao dizer que “Certamente o BI trouxe otimização de tempo dos profissionais, agilidade nas informações e análises, maior eficácia nas tomadas de decisões, além de ser um facilitador para identificar indicadores de desempenho pois pode ser implantado em qualquer área da gestão. Considero que o BI foi o ponto inicial para a mudança de estrutura e funcionamento da gestão, pois foi uma ferramenta motivadora para implantação de outras inovações tecnológicas.”

Vale lembrar que todos projetos enviados e selecionados para exposição no evento e de grande valia em prol da promoção da qualidade de vida da pessoa com deficiência e sua família.

A APAE de Pará de Minas há 50 anos crescendo junto com a pessoa com deficiência e sua família.

Endereço:
Rua Inocêncio III, 340 • Pará de Minas • MG
E-mail:
parademinas@apaemg.org.br
Telefone:
(37) 32321024