Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE DE PARÁ DE MINAS É DESTAQUE NACIONAL EM BOAS PRÁTICAS NA PRIMEIRA INFÂNCIA

A APAE de Pará de Minas, concorreu na categoria Sociedade Civil Organizada, com a boa prática; "Intensivo de Marcha na primeira infância em crianças com deficiências", sendo classificada em 4 º lugar.

O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA realizou a Chamada Pública 001/2019 para Seleção, Premiação e Disseminação de Boas Práticas relacionadas à promoção de direitos e à atenção à Primeira Infância. Trata-se de uma das ações do projeto “Justiça Começa na Infância: fortalecendo a atuação do sistema de justiça na promoção de direitos para o desenvolvimento humano integral”, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e financiado com recursos do Fundo dos Direitos Difusos do Ministério da Justiça e Segurança Pública (FDD).

A APAE de Pará de Minas, concorreu na categoria Sociedade Civil Organizada, com a boa prática; "Intensivo de Marcha na primeira infância em crianças com deficiências", sendo classificada em 4 º lugar.

  1. projeto foi idealizado pela fisioterapeuta Thaís Tarabal com o intuito de atender às demandas das famílias, muitas vezes angustiadas com o desenvolvimento motor da criança, principalmente em adquirir a marcha. A eficácia deste trabalho se deve a atividades simples, porém diárias com envolvimento total da família.

O programa mostrou ser eficaz, de baixo custo, de alta resolutividade e fácil implementação na saúde pública. Não necessita de aparelhos ou técnica específica, utilizando de recursos simples e empenho diário do profissional e principalmente da família.

A fisioterapeuta Thaís Tarabal da APAE de Pará de Minas, relata que:

“O intensivo é um projeto a qual eu me dedico muito e tenho carinho especial em executar. Ter recebido a notícia desta quarta colocação nacional, entre tantos projetos de relevância, me trouxe a certeza de que estou no caminho certo. Preciso deixar registrado que nada disso não aconteceria se não fosse pelo apoio que recebo da equipe e da coordenação e gerência do CER III APAE de Pará de Minas. Esse projeto somente alcançou excelentes resultados, devido a participação das famílias. Agradeço de coração a confiança que cada família depositou em mim e no CER da APAE. Fico lisonjeada com esse resultado. Que possamos cada vez mais alcançar, evoluir em busca do melhor para nossas crianças”. (Thaís Tarabal)

Mariana Fioravante gerente do Centro Especializado em Reabilitação – CER III APAE de Pará de Minas expressa sua alegria pelo 4º lugar em Boas Práticas na Primeira Infância, ao dizer que:

" Ficamos realmente muito felizes em estar entre as 4 melhores práticas na primeira infância do Brasil, pelo programa do Conselho Nacional de Justiça, na categoria de Sociedade Civil Organizada. É um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe do CER III APAE de Pará de Minas, que nos deixa convictos de que estamos no caminho certo. A gestão da APAE incentiva práticas inovadoras e investe em capacitações para sempre avançarmos no desenvolvimento das potencialidades das Pessoas com Deficiência. E percebemos que as práticas de reabilitação com o comprometimento da família, em conjunto com as técnicas e orientações de uma equipe capacitada e envolvida, tem surtido resultados surpreendentes e têm permitido muitos avanços na qualidade de vida das Pessoas com Deficiência e suas famílias. Agradecemos às todas as famílias que acreditam e confiam em nosso trabalho. Parabenizo à toda Equipe da APAE de Pará de Minas por fazerem diferença na vida das Pessoas com Deficiência! "(Mariana Fioravante Barbosa)

A APAE de Pará de Minas há 50 anos crescendo junto com a pessoa com deficiência e sua família.

 

Endereço:
Rua Inocêncio III, 340 • Pará de Minas • MG
E-mail:
parademinas@apaemg.org.br
Telefone:
(37) 32321024