Pesquisar Apaes

Você deseja ir para qual instituição Apae? Clique nas setas para visualizar as opções.

Estado

Unidade

APAE DE PARÁ DE MINAS COMEMORA A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA 2019

 

A APAE de Pará de Minas realizou entre os dias 19 a 26 de agosto a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2019, que é comemorado em todo o território nacional do dia 21 a 28 de agosto. O evento teve como objetivo, envolver diferentes segmentos da sociedade por uma conscientização e colaboração em prol do tema “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Dentre as atividades que aconteceram em diversas partes da cidade, na sede da APAE e também no Centro Especializado em Reabilitação – CER III, estão exposições, palestras e ações voltadas para as Famílias, usuários da instituição e comunidade. Contamos com a participação especial de empresários, CERSAM e algumas escolas da região que participaram e compartilharam conosco suas experiências.

No dia 19 de agosto, segunda-feira, aconteceu na Praça Torquato de Almeida, a abertura oficial, com “APAE Além dos Muros”. Segundo Sílvia Lima, presidente da APAE de Pará de Minas, em seu pronunciamento de abertura, deixa claro o objetivo do evento “além de promovermos a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, nosso objetivo é prestar contas à sociedade do nosso trabalho, como forma de agradecimento a todos que nos apoiam”, explica.

O evento contou com muita animação promovida pelo grupo de precursão da APAE “UBUNTU” regido pelo voluntário Ladinho do Sonora, e também a apresentação teatral “Chapeuzinho Vermelho” com participação especial do músico voluntário Cleges (Tito) mostrando a diversidade e que nem tudo é o que parece ser. A manhã foi regada de muitas atividades, como o Jogo de Capoeira com o mestre Claudiney, a exposição de artesanatos produzidos na oficina ENCONTRARTE pela oficineira Dona Áurea e pelas mães de usuários, dança aeróbica conduzidos pelos profissionais da APAE Hugo, Cláudia e Henrique, promovendo a interação entre usuários, familiares, profissionais e comunidade.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes de Pará de Minas, no dia 20 terça-feira, houve muita recreação e animação no Parque do Bariri, com atividades o dia todo, pintura de rosto, musicoterapia, capoeira, cabra-cega, cabo de força, corrida maluca, corrida do saco, vôlei adaptado e queimada. Durante o dia tivemos a presença e participação de várias escolas como; Escola Municipal Dona Cotinha, Escola Estação do Saber, a presença das fanfarras das Escolas “Nossa Senhora Auxiliadora” e “Professor Pereira da Costa” ambas regidas pelo maestro Reni, que vieram animar e abrilhantar o nosso evento.

Quarta-feira, 21 foi um dia diferenciado, “Dia de Visitação” na sede da APAE e no Centro Especializado em Reabilitação – CER III, no qual os visitantes puderam conhecer as atividades, espaços e atendimentos da instituição. Neste dia em especial o CER III estava em festa, comemorando 5 anos de fundação com atividades para os profissionais, usuários e familiares.

Na quinta-feira dia 22, às 19h no Museu Histórico de Pará de Minas aconteceu a cerimônia oficial de lançamento da Exposição “APAE, há cinco décadas construindo história”. A mostra fotográfica contou com a participação de diretores, gerências, professores, funcionários, voluntários, usuários, familiares e comunidade para prestigiar a abertura que ficará exposta para apreciação até quinta dia 29 de agosto. Os fundadores, Dona Olga Leite Xavier e o marido José Moreira Xavier foram lembrados, bem como os presidentes que os sucederam. Todos eles enfrentaram grandes desafios e os superaram em prol da pessoa com deficiência. Cleges (Tito) voluntário da APAE e Ronaldo usuário da APAE, animaram a cerimônia com apresentação musical.

Dia 23 de agosto, sexta-feira aconteceu o evento “APAE MOSTRA ARTE”. Este ano o evento trouxe como tema central os 50 anos da instituição, levando o público a refletir sobre a diversidade e a beleza contida nas diferenças através da apresentação teatral “Menina bonita do laço de fita”, além de mostrar ao público o quanto nosso cotidiano é cheio de desafios através da peça “Cenas Viva”, teve também ”A história da Coca” e a peça teatral “O Poder da Escola” com a participação especial do artista Rony Morais e o Grupo Cênico TATU BOLA, juntamente com a Escola Dona Cotinha, mostrando a importância que a família e a escola tem no desenvolvimento e aprendizado dos alunos. A apresentação “Asas da Liberdade” levou o público a fortes emoções, mostrando que durante nossa trajetória somos aprisionados por nossas próprias limitações, por algo ou alguém que nos impede de voar, mas que devemos persistir e buscar formas para superar os desafios e reescrever a história da vida. O Grupo “UBUNTU” finalizou as apresentações da noite com muita alegria e descontração fechando com chave ouro o evento.

Dia 26 de agosto segunda-feira, finalizamos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com a participação no IV Seminário do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realizado na FAPAM, através da Prefeitura Municipal de Pará de Minas por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e a Casa dos Conselhos, com os palestrantes: Alexandre Keuffer Presidente do Conselho e Advogado da APAE de Pará de Minas, Deputado Federal Eduardo Barbosa e a mãe de aluno da APAE de Pará de Minas Bárbara Mendonça, com o tema “Direitos Acarretam Deveres”.

APAE de Pará de Minas há 50 anos crescendo junto com a pessoa com deficiência e sua família. E há 5 anos promovendo a reabilitação da pessoa com deficiência no Centro Especializado em Reabilitação – CER III.

Endereço:
Rua Inocêncio III, 340 • Pará de Minas • MG
E-mail:
parademinas@apaemg.org.br
Telefone:
(37) 32321024